Aulas de Música

CANTO

As aulas de canto estão estruturadas sobre o ensino de técnica vocal que inclui treino auditivo, treino respiratório, expansão da voz, e interpretação, entre outros, através de exercícios específicos e a preparação de canções escolhidas tanto pelos alunos como pelo professor. As aulas são moldadas conforme a idade e experiência de cada aluno com o objetivo de ir ao encontro de necessidades específicas e para providenciar uma experiência agradável de descoberta das capacidades a cantar de todos os alunos.
 


PERCUSSÃO E BATERIA

Designado como o instrumento mais antigo do mundo, a Percussão foi ao longo da história sendo utilizado como instrumento de celebração nos rituais religiosos, frentes de batalha, danças, festividades. O ritmo foi criado pela humanidade como acto importante de manifestação e comunicação entre povos.

Com a evolução da percussão nos últimos séculos, chega-se a instrumentos como a Bateria (da família da percussão) - uma junção de peças que faz com que um único músico possa tocar num conjunto o que antes tocaria em instrumentos em separado. Um instrumento que é tocado tanto em orquestras, como fanfarras, bandas de rua…

A Bateria actualmente tem um destaque e uma importância fundamental para estilos como o jazz, rock, folk, pop. Uma sonoridade imponente, única, que une a pulsação e ritmo que fazem parte do nosso quotidiano.

ACORDEON E CONCERTINA

O Acordeão é um instrumento que permite a utilização de diversos métodos consoante os objectivos e preferências musicais do aluno. Com diversas opções de métodos de ensino, a técnica do instrumento será abordada através de exercícios melódicos, harmónicos e rítmicos, adequando o programa aos objectivos do aluno e às suas preferências musicais. Para a vertente clássica e varieté utilizam-se como base os métodos Vitorino Matono e Richard Galliano, já na vertente popular são utilizados os métodos Eurico Cebolo e Mário Mascarenhas.

 

Ao longo do ano lectivo pretende-se que o aluno desenvolva as seguintes competências:

> postura no instrumento;

> conhecimento do teclado;

> coordenação motora;

> percepção rítmica e melódica;

> musicalidade;

> capacidade interpretativa;

> capacidade de improvisação;

PIANO

Iniciação (3 aos 6 anos)

Nesta faixa etária, as aulas são baseadas no método "Piano Rainbow Tecnhique", que ajuda crianças pequenas a aprenderem a ler partitura, associando cada nota a uma cor. As notas são todas coloridas e, à medida que a criança vai progredindo, as notas são gradualmente substituídas por notas pretas.

 

Piano (a partir dos 6 anos)

Nas aulas de Piano pretende-se ir ao encontro das motivações de cada aluno, independentemente do género musical, sendo o repeetório escolhido de forma a desenvolver em conjunto a capacidade musical e técnica do aluno, para que haja um domínio sólido do instrumento. Utilizam-se vários métodos, tais como: John Thompson's, Hannon e Suzuki. Ao longo do ano lectivo pretende-se que o aluno desenvolva as seguintes competências: postura no instrumento; conhecimento do teclado; coordenação motora; percepção rítmica e melódica; musicalidade; capacidade interpretativa; capacidade de improvisação.

 

BAIXO ELÉCTRICO

As aulas de Guitarra- Clássica, Acústica e Eléctrica- estão estruturadas tanto para os alunos que pretendam iniciar a aprendizagem do instrumento (nível iniciado) como para os que procuram desenvolver alguma técnica que já possuam (nível intermédio/avançado).

 

Através de um método de ensino prático e eficaz são estabelecidos objectivos, adaptados às características e velocidade de aprendizagem de cada aluno, seguindo os seguintes conteúdos:

 

- abordagem de várias técnicas (pizzicato, slap, thumb technique, etc) ritmos e repertório de diferentes géneros musicais;

- estímulo da criatividade musical através de noções e mecanismos de acompanhamento e improvisação musical;

> leitura de notação musical

COMBO

(Conjunto Instrumental)

As aulas de Combo são também designadas por aulas de conjunto ou aulas de banda. Têm como principal objectivo fomentar a criatividade e musicalidade dos nossos alunos através da prática de música em conjunto com outros colegas, no domínio do seu próprio instrumento. Ao mesmo tempo que aplicam os conhecimentos técnicos adquiridos nas aulas, desenvolvem capacidades de interacção musical com os colegas e o reconhecimento da importância das diferentes partes que cada instrumento assume no conjunto. Os alunos assistem, compreendem e participam em todo o processo de montagem e ensaio de músicas, com o objectivo de apresentarem o trabalho em palco. Estas aulas têm grande repercussão em termos sociais e humanos, pois através da música, desenvolve-se e estimula-se o sentido de colaboração, respeito e entreajuda entre colegas.

 

GUITARRA

As aulas de Guitarra- Clássica, Acústica e Eléctrica- estão estruturadas tanto para os alunos que pretendam iniciar a aprendizagem do instrumento (nível iniciado) como para os que procuram desenvolver alguma técnica que já possuam (nível intermédio/avançado).

 

Através de um método de ensino prático e eficaz são estabelecidos objectivos, adaptados às características e velocidade de aprendizagem de cada aluno, seguindo os seguintes conteúdos:

> Abordagem de repertório de diferentes géneros musicais, ritmos e acordes;

> Estímulo da criatividade musical através de noções e mecanismos de acompanhamento e improvisação musical;

> Leitura de notação musical.

Condomínio Industrial Alto do Forte,

Avenida Irene Lisboa, nº32 /  º54 Armazém F

2635-446 Rio de Mouro

 +351 219 209 171 | +351  933 172 181

  • Facebook - círculo cinza
  • Cinza ícone do YouTube
  • Instagram - Cinza Círculo